IETA VANESSA
Vanessa Gonçalves de Araujo Marques artista plástica brasileira
nascida no Rio de Janeiro em 1975 , Teve uma infância muito feliz,
desde pequena sempre se encantou por cores fortes e desenhos.
Iniciou Sua vida nas artes plásticas em 2003, em um curso livre de pintura, onde ficou por 2 anos com sua mestra Eny Varella.
Período importantíssimo em que participou de varias exposições, com algumas obras premiadas.
Seu nome artístico teve origem ainda na infância, seu irmão caçula não conseguia pronunciar seu nome e à chamava de Ieta,
tornando-se assim um apelido familiar.
Morou por 4 anos em Rio Grande-RS, Participou de ateliês de pintura livre, onde deu início e se apaixonou pelo Abstrato. Passando a se dedicar, e desenvolver várias técnicas.
Busca influência nos grandes mestres da pintura, Van Gogh ,Wassily Kandinsky, Jackson Pollock, Poul Klee entre outros.
Em 2020 o mundo parou por uma pandemia, Foi um momento muito difícil, que fez a artista fazer uma introspecção, gerando um processo de auto conhecimento e repensar suas próprias escolhas. A artista diz que foi a virada da chave e que não tem como sair a mesma depois desta experiência.
Foi então que a artista retornou seus estudos, exposições e profissionalizando cada vez mais sua carreira artística.
Suas obras abstratas com traço forte e contemporâneo, são uma mistura de técnicas.
Utiliza materiais reciclados, por exemplo massa papel machê feito de caixas de ovos, em suas texturas. Sempre preocupada com a sustentabilidade e reuso de materiais.
Inspirada no seu sentir e seu pensar, na música e em tudo que viveu e vive em sua maneira de ver o mundo, à artista coloca todo sentimento e criatividade deixando fluir com muita intensidade cores, luzes e sombras.
¨Minhas telas são espelho da minha alma¨
(Ieta Vanessa)